Iremos falar a respeito da importância do profissional da vistoria cautelar ter o amplo conhecimento dos Pilares Fundamentais no momento da análise do veículo e, como isso irá diminuir as chances de erro da equipe.
Lidar com objeções, questionamentos e dúvidas dos clientes e parceiros faz parte do dia a dia da empresa vistoriadora.
Desenvolver a habilidade de saber resolver estas situações é importante não só para quem faz a gestão e o comercial do negócio como também para todos os demais integrantes da equipe, principalmente os que estão na linha de frente. Se estes demonstrarem ao cliente alguma falta de conhecimento sobre a empresa e principalmente sobre o serviço, podem mesmo que involuntariamente, estarem causando sérios problemas comerciais ao negócio como um todo.
Durante a jornada de desenvolvimento do nosso sistema integrado tivemos durante 5 anos a vivência e a experiência prática com uma operação modelo de uma empresa vistoriadora e com isso aprendemos que todos que fazem parte do negócio independente de seu cargo ou função devem conhecer muito bem sobre a empresa, seus serviços e acima de tudo devem se portar como profissionais e estarem preparados para responder todas as objeções e dúvidas apresentadas, pois é fato que ainda hoje grande parte das pessoas não fazem ideia sequer da existência da vistoria cautelar. É comum dizermos por aqui, as pessoas precisam da cautelar mas não sabem.
Então as empresas de vistoria em muitos casos têm de desbravar o mercado e trabalhar para convencer o público em geral sobre a necessidade e importância de fazer a cautelar antes de comprar ou vender um carro.
Nesta perspectiva cada membro da equipe que veste a camisa da empresa é um representante oficial da marca e seja nos atendimentos externos ou internos eles carregam e representam a imagem da empresa para os clientes e é muito importante que cada um deles esteja preparado para falar e responder com propriedade a qualquer objeção ou dúvida que seja apresentada.
Pensando nisso, para ajudar estes profissionais a ter uma melhor argumentação, desenvolvemos este material com o tema:
Pilares Fundamentais Da Vistoria Cautelar
Um assunto que com certeza sua equipe precisa ter na ponta da língua… vamos lá?
Sabemos que a vistoria cautelar é uma prestação de serviço com características bem específicas e com um alto risco agregado. Apesar de não possuir uma padronização unificada o que se deve ao fato dela não ser uma atividade ainda regulamentada, pelo menos não até o momento, leva este serviço a apresentar diferenças pontuais nos resultados dos laudos que variam de acordo com os critérios avaliativos de cada empresa, isso é algo que os que atuam neste segmento já estão habituados mas que devem ser pontuados ao cliente final.
A questão principal é que os critérios avaliativos muitas vezes podem ser diferentes em alguns aspectos, porém, a base, o que sustenta um laudo cautelar independente da empresa, normalmente são três pilares fundamentais: Identificação, estrutura e documental.
É através da Identificação que vamos saber se o veículo que está sendo vistoriado não é um carro completamente adulterado que teve, por exemplo, seu monobloco substituído ou até mesmo se não se trata de um dublê.
É verificado também se ele não possui algum problema em seus sinais identificadores como o número do motor que se apresentar sinais de adulteração pode impedir o veículo de ser transferido ou também a ausência de uma etiqueta que pode causar a não aceitação da contratação de um seguro, essas e muitas outras verificações relacionadas a busca por possíveis indícios de adulteração são feitas no veículo durante esse processo.
É importante destacar ainda a importância para o vistoriador do foco na identificação durante a realização da cautelar, fizemos um post exclusivo sobre esse assunto você pode conferir no link abaixo;
Foco na Identificação: Análise de procedência e adulteração
A análise da Estrutura é voltada principalmente para as questões de segurança.
O objetivo é verificar se o veículo apresenta indícios de reparos graves ou não que possam ter afetado sua estrutura de forma em que a segurança dos ocupantes possa ser comprometida em um posterior acidente.
Reparos em longarinas por exemplo, são um grande risco ao usuário, estes componentes nos carros modernos que possuem a tecnologia de deformação programada tem a função de absorver grande parte da energia do impacto de uma colisão ajudando a preservar o máximo possível o habitáculo interno do veículo onde se encontram os ocupantes.
Longarinas que apresentam reparos podem não cumprir adequadamente seu papel em caso de acidente comprometendo a segurança e a vida das pessoas.
É muito importante que a análise estrutural seja feita de forma cuidadosa pela empresa vistoriadora. Recentemente publicamos um material em que falamos a respeito da redução dos riscos na execução desta etapa, confira no link.
Análise estrutural: é possível diminuir os erros?
Por fim, mas não menos importante, temos a análise Documental do veículo. As informações coletadas fisicamente no carro são confrontadas com seu histórico e registro documental em bases públicas e privadas. Além deste cruzamento de informações é feito o levantamento se o veículo, por exemplo, não possui bloqueios, registro em leilão, acidentes e histórico de roubo e furto.
O histórico documental de um veículo em muitos casos vai confirmar problemas detectados fisicamente no carro pelo vistoriador.
Quer saber mais sobre a análise documental? Confira nosso post que trata sobre este assunto no link abaixo.
Análise Documental e o universo da informação veicular
Normalmente a grande dúvida das pessoas sobre a vistoria cautelar gira em torno de questões simples como: o que é? Para que serve? O que é verificado?
É de vital importância para o sucesso da empresa de vistoria que toda a equipe esteja pronta para responder com confiança e autoridade estas perguntas, isso com certeza faz toda a diferença na imagem da empresa no mercado.
Por aqui estamos sempre disponibilizando conteúdos como este que com certeza vão agregar muito conhecimento e contribuir de forma positiva para o seu negócio.