Se dividirmos a análise física do veículo em duas etapas fundamentais seriam elas: a identificação do veículo e a análise estrutural. Nessa perspectiva podemos afirmar que o foco na identificação, bem como a análise de procedência e adulteração são as etapas principais, pois como dizemos sempre:
Na perícia cautelar, se o veículo “cai” na identificação ele é um veículo adulterado, ou seja, pouco importa sua condição estrutural, pois neste caso ele é um veículo ilegal que em alguns casos não deveria sequer estar em circulação.
Ao longo dos anos vários parceiros nos relataram através do suporte que enfrentaram sérios problemas em suas operações e no geral eram problemas bem parecidos, com o mesmo contexto e relacionados a um mesmo tipo de falha operacional. É interessante observar como o mesmo problema pode se repetir em diferentes empresas e como ter o conhecimento a respeito dele pode ajudar a evitá-lo. E é isso que queremos compartilhar com você.
Muitos profissionais da área de perícia e vistoria tem a tendência de dar maior ênfase à análise estrutural e deixar a identificação em segundo plano, ou pior, quando detectam no início da perícia um dano ou reparo estrutural significativo por entenderem que o veículo já está reprovado, baixam a guarda e não dão a devida atenção aos itens de identificação. Essas duas situações representam um risco enorme para toda a operação.
Um caso bem grave de procedência e adulteração que acompanhamos recentemente exemplifica muito bem esta situação, observe todo o contexto:
O vistoriador no início do procedimento da perícia ao abrir o capô dianteiro já identificou a substituição do painel frontal e reparos com solda e massa nas longarinas.
Uma situação bem grave não é mesmo?
De imediato ele já concluiu que o veículo seria reprovado na perícia e entrou no que podemos chamar de “modo automático” não dando a atenção devida ao “restante” do carro.
O lojista revendedor que contratou o serviço do laudo entendeu que mesmo com o reparo constatado valia a pena comprar o veículo, afinal a margem gerada com a depreciação pelo dano constatado pela perícia foi muito boa, então, fechou negócio.
Os problemas começaram algumas semanas depois quando o novo comprador tentou efetuar a transferência do veículo junto ao DETRAN, foi aí que ficou evidente que os reparos constatados eram o menor dos problemas daquele carro.
Se tratava de um veículo adulterado, inclusive com transplante de Chassi.
O fato de já encarar o veículo logo no início como “REPROVADO” deu ao vistoriador a sensação de que o trabalho já estava concluído. Este com certeza é um erro fatal que pode custar a existência do negócio.
A perícia só acaba quando termina. Isso pode soar redundante mas é a mais pura verdade.
Neste caso a empresa teve de arcar com o custo da falha operacional, infelizmente este episódio quase custou a existência do negócio.
Vários são os fatores que ocasionam este tipo de falha, não queremos aqui apontar culpados, apenas alertar você que atua no segmento a atentar-se para os sinais que precedem este tipo de evento.
Observamos tanto em nossa operação local quanto na operação dos parceiros Brasil afora que há uma pressão exercida pelo mercado colocando o foco principal das perícias nas condições estruturais do veículo. Se a sua empresa faz atendimento in-loco isso pode ainda se agravar, então todo o cuidado é pouco!
Não permita que fatores externos tirem o foco e prejudiquem sua operação. Por isso sempre:
Comunique-se com a equipe!
Quanto maior a equipe maior a probabilidade de acontecerem falhas, por isso a comunicação e o acompanhamento diário são importantíssimos, saber resolver as dores e os anseios da equipe pode te livrar de grandes problemas. Portanto, não baixe a guarda com relação a estes cuidados.
O treinamento constante é também o pilar fundamental de uma equipe de sucesso, uma equipe bem treinada e capacitada reduz muito a probabilidade de falhas graves.
Como sempre dizemos:
Quanto maior o conhecimento menor o risco, quanto menor o conhecimento maior risco a operação corre.
Não se engane, às vezes temos a sensação de que já sabemos muito, mas há sempre algo novo a se aprender.
Se você está começando seu negócio sozinho ou com uma equipe bem reduzida o conhecimento se torna ainda mais importante.
Tenha a certeza de que investir em conhecimento garante a sobrevivência e o sucesso do seu negócio.
Orientamos sempre em nossos treinamentos a importância do foco na identificação.
Só depois do veículo provar que ele realmente é quem diz ser é que a atenção deve se voltar para a estrutura.
Um veículo com reparos estruturais tem seu valor depreciado mas não é ilegal. Um veículo adulterado é um problema muito mais sério. Por isso, tenha a máxima atenção!
Se você quer conhecer um pouco mais sobre nosso treinamento voltado para profissionais da área da perícia cautelar, assista alguns trechos exclusivos das aulas: